quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

QUÍMICA : CATALISADORES


DEFINIÇÃO


Um catalisador é uma substância que afeta a velocidade de uma reação, mas emerge do processo inalterada. Um catalisador normalmente promove um caminho (mecanismo) molecular diferente para a reação. Por exemplo, hidrogênio e oxigênio gasosos são virtualmente inertes à temperatura ambiente, mas reagem rapidamente quando expostos à platina, que por sua vez, é o catalisador da reação.

TIPOS DE CATALISADORES :
- Catálise Ácida A que é provocada por íons hidrogênio ou por substância de natureza ácida. - Catálise Ácido-Básica A que é provocada por íons ácido e também por íons básicos. -Catálise Básica
A que é provocada por íons hidroxila ou por substância de natureza básica. -Catálise Heterogênea Ocorre quando a mistura formada por catalisadores + reagentes é heterogênea. A catálise heterogênea envolve mais de uma fase; normalmente o catalisador é sólido e os reagentes e produtos estão na forma líquida ou gasosa. Nesse caso, o catalisador fornece uma superfície onde os reagentes irão reagir mais facilmente, e com menor energia de ativação. -Catálise Homogênea A catálise homogênea diz respeito a processos nos quais um catalisador está em solução com pelo menos um dos reagentes. Ocorre quando a mistura catalisadores + reagentes é uma mistura homogênea. Nesse caso o catalisador participa efetivamente da reação, mas não é consumido no processo (é regenerado no final).

-Catálise Por Transferência de Fase Aquela que emprega catalisador capaz de retirar um reagente de uma fase sólida, inorgânica, ou aquosa e transferi-lo para outra fase, na qual sua reatividade se torna.


FONTE :
www.wikipedia.com/Catalisador


Nenhum comentário:

Postar um comentário